Institucional

A Praia do Cumbuco

O Cumbuco é uma extensa faixa de praia com areia branca, água quente, ventos alísios e um dos climas mais estáveis do planeta tornam o local único.

Os primeiros habitantes a residir na praia, que se tem notícia, foram pescadores pois os índios habitavam um pouco mais no interior do município de Caucaia, apesar de eventualmente pescar na praia.

Entre 1974 a 1978 o visionário Engenheiro João Bosco Aguiar Dias, investiu na região na tentativa de criar um destino de segunda residência para Fortalezenses e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida de seus moradores. Ai surgiu o Cumbuco, sob a forma de um loteamento cuja a contrapartida para a comunidade foi o estabelecimento de vila com uma casa própria para cada família de pescadores residentes e a implantação de sistema telefônico. Essa foi a primeira vila de pescadores do Brasil com telefonia. (Dias , 2010)

Além de se tornar um destino consolidado para o turismo de sol e praia no mercado internacional e principalmente local (Brasileiros), nos anos 90, praticantes locais de windsurfe identificaram o Cumbuco como um local com excelentes condições para a pratica de algumas modalidades do esporte devido a constância de seus ventos, agua quente, ausência de riscos como predadores ativos (Tubarões), desastres naturais e condições extremas de ondas que facilita a iniciação a prática. Esses velejadores divulgaram o local que recebeu competições importantes e assim a fama para esportes náuticos teve inicio.

Na década de 2000 a 2010 outro esporte náutico em franca ascensão, o Kitesurfe, chegou ao Cumbuco. Para o KiteSurfe o Cumbuco é praticamente a Meca. As condições são mais favoráveis para Kite que para Windsurfe. Essa fama logo se espalhou junto ao crescimento do esporte e canalizou um fluxo constante de turistas internacionais para velejar no Cumbuco. O turismo esportivo entrava em cena com maior escala.

Atualmente a praia do Cumbuco vem sendo expressivamente beneficiada pela instalação do complexo portuário industrial do Peçém, que fica a 10 KM do Cumbuco e atraiu os maiores investimentos da história do Estado em infraestrutura de energia, saneamento, abastecimento d’água e pavimentação que se estendeu até o Cumbuco,  que será a primeira praia do Ceará com sistema de saneamento básico e rede elétrica no mesmo nível de centros urbanos e metrópoles como Fortaleza.

VERSÃO PARA IMPRESSÃO ENVIE PARA UM AMIGO